07 setembro 2004

O Diário da Ásia


“Durante vinte e sete anos, do seu Mosteiro de Gethsemani, Kentucky, EUA, THOMAS MERTON, o jovem contestados da década 1932-1942, passara a exercer funções de verdadeiro mestre espiritual, que, em prosa e verso, exploraria, experimentaria e interpretaria à luz da própria religião as afinidades e diferenças entre as diversas visualizações da VERDADE ÚNICA.

Este livro que se veio juntar a dezenas de outros, muitos já editados em português, resultou das notas escritas e das palestras feitas durante a sua primeira e última viagem ao Oriente, de outubro a dezembro de 1968. É basicamente o relato das suas impressões da Ásia: das pessoas com que se encontrou (entre as quais o famoso Dalai Lama) das cidades e paisagens que viu, da arte, da música, da filosofia e dos costumes que pôde observar de perto.

Sua viagem o levou a Tailândia, através da Índia e ao antigo Ceilão. De volta a Bancoc, entre atividades diversas, coube-lhe, exatamente a 8 de dezembro de 1968, poucas horas antes da sua trágica e prematura morte - aos 53 anos, causada por um choque elétrico — pronunciar a conferência Marxismo e Perspectivas Monásticas que se iria inscrever entre as suas mais significativas páginas.

O Diário da Ásia, na tradução de Elza Bebianno, de Murillo Nunes de Azevedo e do Mosteiro da Virgem (Petrópolis) é precedido de excelente e revelador Prefácio de Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) e de breve mas rica Apresentação do Dr. Amiya Chakravarty, amigo íntimo de Merton e especialista em mística oriental, o que lhe dá oportunidade de esclarecer alguns aspectos dos temas de que o monge-escritor há muito já se vinha ocupando. Destaquem-se ainda Notas dos Editores, Introdução e Pós-Escrito do Irmão Patrick Hart, Apêndices, informes oficiais sobre as circunstâncias do desaparecimento do autor e um glossário que facilita ao extremo a compreensão de muitos tópicos do livro.

A obra possui ainda um riquíssimo Apêndice:

- Carta circular aos amigos em setembro de 1968
- Sobre a plena atenção pelo Bikkhu Khantipalo
- Palestra de Thomas Merton sobre a vida monacal
- Experiência Monástica e diálogo entre Oriente e Ocidente
- Oração especial de encerramento
- Carta circular aos amigos/novembro de 1968
- O significado de Bhagavad-Gita por Thomas Merton.

Nenhum comentário: