30 outubro 2006

Democracia

“ Não é exagero dizer que uma sociedade democrática é fundamentada em uma espécie de fé: na convicção de que cada cidadão é capaz de assumir, e assume, total responsabilidade política. Cada um não apenas entende amplamente os problemas do governo como também está disposto a tomar parte em sua solução. Em suma, a democracia pressupõe que o cidadão saiba o que está acontecendo, entenda as dificuldades da situação e tenha elaborado por si mesmo uma resposta que o ajudará a contribuir, inteligente e construtivamente, para o trabalho comum (ou ‘liturgia’) de governar sua sociedade.

Para que assim seja, é preciso muita preparação educacional sólida. Um verdadeiro treinamento da mente. Uma formação genuína nas disciplinas intelectuais e espirituais sem as quais a liberdade é impossível.

Deve haver uma troca de idéias completamente livre. As opiniões das minorias, inclusive as opiniões que possam parecer perigosas, devem ser ouvidas, claramente entendidas e seriamente avaliadas por seus próprios méritos, não meramente suprimidas. As crenças e disciplinas religiosas devem ser respeitadas. Os direitos da consciência individual devem ser protegidos contra todo tipo de abuso evidente ou oculto.

A democracia não pode existir quando os homens preferem idéias e opiniões que são fabricadas para eles. As ações e as declarações dos cidadãos não devem ser meras ‘reações’ automáticas – meras saudações mecânicas, gesticulações que signifiquem a conformidade passiva com os ditames de quem está no poder.

Para sermos verdadeiros, teremos de admitir que não se pode esperar que isto seja realizado em todos os cidadãos de uma democracia. Mas, se não for realizado em uma proporção significativa dos cidadãos, a democracia deixa de ser um fato objetivo para se tornar apenas uma palavra com carga emocional.

Qual é a situação hoje nos Estados Unidos?”

Conjectures of a Guilty Bystander, de Thomas Merton
(Doubleday, New York), 1966. p. 100-101
No Brasil: Reflexões de um espectador culpado, (Editora Vozes, Petrópolis), 1970. p. 115-116
Reflexão da semana de 30-10-2006

Um pensamento para recordar: “A democracia não pode existir quando os homens preferem idéias e opiniões que são fabricadas para eles.”
Reflexões de um espectador culpado, de Thomas Merton

Um comentário:

Oswaldo Viana Jr disse...

Meu Deus, de que forma posso começar a implantar esta preparação educacional sólida na minha própria comunidade religiosa? E na minha família?