14 abril 2008

Poder e misericórdia

“ O mistério do Bom Samaritano é, portanto, o mistério de chesed: poder e misericórdia. Afinal, é o próprio Cristo que jaz ferido à beira da estrada. É Cristo que vem na pessoa do samaritano. E Cristo é o laço, a compaixão e a compreensão entre os dois. Assim é que a Igreja é construída de pedras vivas, unidas pela misericórdia. Ali onde existe, de um lado, um desamparado ferido e meio morto, e, do outro, um rejeitado sem prestígio, e um se inclina com piedade para ajudar o outro, opera-se uma epifania divina, um despertar. Aí há homem, aí a realidade se torna humana e, em resposta a esse movimento de compaixão, surge, na terra, uma Presença, e a brilhante nuvem da majestade de Deus cobre a pobreza e o amor de ambos. Pode não haver consolação nisso. Pode não haver nada de humanamente encantador. Não é necessariamente como no cinema. Talvez, exteriormente, o encontro seja sórdido e nada atraente. Mas a Presença de Deus na Terra aí se realiza, Cristo está ali e Deus está em comunhão com o homem.”

Seasons of Celebration, de Thomas Merton
(Farrar, Straus and Giroux, New York), 1965. p. 181-182
No Brasil: Tempo e Liturgia, (Editora Vozes, Petrópolis), 1968. p. 185-186

Reflexão da semana de 14-04-2008

Um pensamento para reflexão: “Chesed, misericórdia e poder, se manifesta visivelmente no chasid ou o santo. De fato, o santo é alguém cuja vida inteira está imersa na chesed de Deus. O santo é o instrumento da misericórdia divina. Através do chasid, o amor de Deus se estende no mundo, num mistério visível, um mistério de pobreza e amor, mansidão e poder.”
Tempo e Liturgia, Thomas Merton

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