15 janeiro 2013

Consciência nova em folha

"Mas oh!, quantas possibilidades estavam diante de mim e de meu irmão naquele tempo! Uma consciência nova em folha estava surgindo como função real e operativa da alma. Minhas opções eram tão somente agir com responsabilidade. Minha consciência estava limpa e informe o bastante para receber todo tipo de padrões e trabalhar com o mais perfeito deles, para trabalhar com a própria graça e com os valores do próprio Deus, se tivesse tido a chance para isso."

The Seven Storey Mountain, de Thomas Merton
(Harcourt, Brace, New York), 1948
No Brasil: A montanha dos sete patamares, (Editora Vozes, Petrópolis), 2005, p. 17

3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Sim...já o li e reli várias vezes,na sua versão francesa...leitura que nos prende em cada página naquela descoberta de Deus que vai ficando próximo.

Cauê Castro disse...

Ola, estou começando a me interessar por Merton, gostaria que você me indicasse quais as principais obras,já que fiquei em dúvida diante de tantas publicações.
grato.

SAFTM disse...

Caro Cauê,

Acesse o link http://reflexoes-merton.blogspot.com.br/search/label/Livro e veja algumas publicações de Thomas Merton disponíveis nas livrarias. Algumas obras contidas nesta lista só podem ser adquiridas em sebos, e outras são publicações em inglês.
Em breve, o site da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton ficará pronto, e lá poderemos encontrar a bibliografia completa.
Queres uma indicação? Por que não iniciar a leitura da Montanha dos Sete Patamares junto com os membros da SAFTM?
Querendo aprofundar o diálogo, escreva para "merton.br@gmail.com"