23 janeiro 2013

Uma espécie de rei

"Eu herdei de meu pai seu modo de ver as coisas e um pouco de sua integridade, de minha mãe herdei o descontentamento pelas enrascadas em que o mundo se meteu e um pouco de sua versatilidade. Recebi de ambos a capacidade de trabalhar, visão, prazer e expressão que poderiam ter feito de mim uma espécie de rei, se os padrões de que vivia o mundo fossem legítimos. Não que tivéssemos muito dinheiro, pois qualquer tolo sabe que não há necessidade de dinheiro para conseguir prazer na vida.

Se aquilo que as pessoas supõem como certo fosse verdadeiro - para ser feliz, o que você precisa é agarrar tudo, ver tudo e experimentar tudo e, depois, falar disso, eu teria sido uma pessoa muito feliz, um milionário espiritual desde o berço até agora.

Se a felicidade fosse apenas questão de dons naturais, jamais teria ingressado num mosteiro trapista quando cheguei à maioridade."

The Seven Storey Mountain, de Thomas Merton
(Harcourt, Brace, New York), 1948
No Brasil: A montanha dos sete patamares, (Editora Vozes, Petrópolis), 2005, p. 10

Nenhum comentário: