05 fevereiro 2007

Optar pelo mundo

“ Se não tive a oportunidade de escolher a época em que viveria, tenho, no entanto, uma opção quanto à atitude que tomo e quanto à maneira e à medida de minha participação nos acontecimentos vivos que se sucedem. Assim, optar pelo mundo não é um mero reconhecimento piedoso de que o mundo é aceitável porque vem da mão de Deus. Trata-se, em primeiro lugar, de assumir uma tarefa e uma vocação no mundo, na história e no tempo. O meu tempo, que é o presente.

Optar pelo mundo é optar por fazer o trabalho de que sou capaz, em colaboração com meu irmão e minha irmã, para tornar o mundo melhor, mais livre, mais justo, mais habitável, mais humano. Agora tornou-se transparente que os meros e automáticos ‘rejeição do mundo’ e ‘desprezo pelo mundo’ são, na realidade, não uma opção, mas fuga de uma opção. A pessoa que pretende poder dar as costas a Auschwitz ou ao Vietnã, e que age como se esses fatos não existissem está simplesmente blefando.”

Contemplation in a World of Action, de Thomas Merton
(Doubleday, Garden City, NY), 1971. p.164-165(Doubleday, Garden City, NY), 1971. p.164-165
No Brasil: Contemplação num Mundo de Ação (Ed. Vozes, Petrópolis), 1975, p. 149
Reflexão da semana de 05-02-2007



Um pensamento para reflexão: “O ‘mundo’ não é só um espaço físico atravessado por aviões a jato e cheio de pessoas correndo em todas as direções. É um complexo de responsabilidades e de opções feitas em função de amor, ódio, medo, alegria, esperança, cobiça, crueldade, bondade, fé, confiança e de desconfiança em relação a tudo.”
Contemplação num mundo de ação, Thomas Merton

Nenhum comentário: