21 maio 2007

Guardião de seu irmão

“ Uma pessoa é definida em termos de liberdade, portanto em termos de responsabilidade também: responsabilidade para com outras pessoas, responsabilidade pelas outras pessoas. Em termos concretos, o cristão não é apenas alguém que busca a expansão e o desenvolvimento de sua própria individualidade e a satisfação de suas mais legítimas necessidades naturais, mas alguém que se reconhece responsável pelo bem dos outros, pela realização temporal e eterna salvação deles.

Por isso, a pessoa cristã alcança a maturidade quando compreende que cada um de nós é, de fato, ‘um guardião de seu irmão’ e que, se há homens sofrendo e morrendo na Ásia ou na África, outros homens, na Europa e na América, estão intimados a submeter-se ao tribunal da consciência para examinar se, de fato, alguma decisão ou alguma negligência sua provocou esse sofrimento e essas mortes que, de alguma forma, poderiam parecer muito estranhas e remotas.

Pois hoje o mundo todo está estreitamente ligado por laços econômicos, culturais e sociológicos que nos tornam todos, em certa medida, responsáveis pelo que acontece aos outros nos lugares mais distantes da Terra. O homem é hoje não apenas um ser social; sua natureza social transcende os limites regionais e nacionais e, gostemos ou não, temos de pensar em termos de uma só família humana, um só mundo.”

Love and Living, de Thomas Merton
Editado por Naomi Burton Stone e Patrick Hart, OCSO
(Farrar, Straus and Giroux, New York) 1979, p. 152-153
No Brasil: Amor e Vida, (Martins Fontes Editora, São Paulo), 2004. p. 161-162
Reflexão da semana de 21-05-2007

Um pensamento para reflexão: “O centro do humanismo cristão é a idéia de que Deus é amor e não poder infinito.
Amor e vida, Thomas Merton

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom !