21 janeiro 2008

Física moderna e os monges

“ Preciso saber algo de física moderna. Mesmo sendo monge, não há motivo para viver em um universo newtoniano ou, ainda pior, aristotélico. Afinal, o fato de o cosmos não ser exatamente como Santo Tomás de Aquino e Dante o imaginavam tem, afinal, alguma importância. Isto não invalida Santo Tomás, Dante nem a teologia católica, mas os teólogos precisam entendê-lo e levá-lo em consideração. É fútil tentar viver em um universo em expansão, tendo a fissão nuclear como possibilidade sempre presente, e tentar pensar e agir exclusivamente como se o cosmos fosse fixo em uma ordem imutável centrada na Terra do homem. A física moderna tem suas repercussões no mosteiro e, para ser monge, é preciso levá-las em conta, embora este fato não tenha implicação alguma em termos de tornar a própria espiritualidade mais simples ou mais nítida.”

A Search for Solitude — Journals, Volume 3, de Thomas Merton
Editado por Lawrence S. Cunningham
(HarperSanFrancisco, San Francisco), 1997, p. 132
Reflexão da semana de 21-01-2008

Um pensamento para reflexão: “É preciso viver sem a segurança de soluções nítidas e simples, já prontas. Há coisas que cada um tem de pensar, e repensar, por si mesmo.”
A Search for Solitude. Thomas Merton

Um comentário:

Carmen Regina Dias disse...

"...A física moderna tem suas repercussões no mosteiro e, para ser monge, é preciso levá-las em conta, embora este fato não tenha implicação alguma em termos de tornar a própria espiritualidade mais simples ou mais nítida.”

profunda reflexão...