03 novembro 2008

Mais sagaz e menos sábio

“ As pessoas exigem que o governo não ‘interfira’ em nada, apenas dê dinheiro à indústria de armamento e trace uma forte política para a ‘segurança’. Mas que fique fora de todo o resto! Que não interfira na medicina, na saúde mental, na educação, etc. Nunca um país foi ao mesmo tempo mais sagaz e menos sábio – sagaz no não-essencial e lunático no essencial.

Não tenho dúvida de que o mundo se sente em relação aos EUA assim como muitos monges se sentem para com um abade que quer exercer poder total, receber obediência sem questionamento com base em slogans a cujo respeito ele mesmo parou de pensar cerca de 25 anos antes, e que, acima de tudo, quer ser amado, de tal forma que nunca, em momento algum ele pareça, a seus próprios olhos, estar exercendo poder, ou amando o poder. Ninguém lhe recusa o poder que tem: poucos lhe dão o amor que ele necessita para ficar seguro e contente. E, portanto, ele usa seu poder, de quando em quando, de formas imprevisíveis, arbitrárias e absurdas defendendo assim seus próprios fins e tornando todos infelizes.”

Turning Toward the World
, de Thomas Merton
Editado por Victor A. Kramer
(HarperSanFrancisco, São Francisco) 1996, p. 259
Reflexão da semana de 03-11-2008

Um pensamento para reflexão: “O absurdo da propaganda da defesa civil americana – pôr um abrigo no porão – que diz ‘saia em duas semanas e retome o estilo de vida americano’. A vida continua inexoravelmente em direção à crise e ao mistério. Todos devem lugar para adaptar-se a isso, para enfrentar a situação, para o ‘agora é o julgamento do mundo’”.
Turning Toward the World, Thomas Merton

Nenhum comentário: