03 agosto 2009

Um livro impublicável

[Carta a Jacques Maritain, fevereiro de 1963]
“Não quero importuná-lo com uma grande quantidade de minhas coisas, mas estou postando um exemplar mimeografado de meu livro ‘impublicável’ sobre ‘Paz na Era Pós-Cristã’*. Impublicável porque proibido por nosso corretíssimo Abade Geral que não quer deixar a civilização cristã sem a bomba para coroar sua história de honra. Ele sabe que minha defesa da paz fausserait le message de la vie contemplative [falsificaria a mensagem da vida contemplativa]. O fato de um monge preocupar-se com este problema é considerado – pelos ‘bons monges’ – escandaloso. Uma distração odiosa que afasta a atenção do Menino Jesus no Berço. É estranho dizer, mas ninguém parece preocupado com o fato de que o berço está diretamente sob a mira da bomba.”

The Courage for Truth: Letters to Writers, de Thomas Merton
Editado por Christine M. Bochen
(Farrar, Straus & Giroux, New York) 1993), p. 36.
Reflexão da semana de 03-08-2009

Um pensamento para a Reflexão
: “Rezemos uns pelos outros e pelo mundo, e que Deus tenha piedade de nós e nos dê a luz que tanto necessitamos, a força, a paciência e todas as outras coisa que, pelo menos a mim, fazem total falta. Pareço completamente esvaziado de tudo.”
The Courage for Truth, Thomas Merton
*Este livro foi publicado em 2004 e traduzido para o português (Ed. Santuário) em 2008.

2 comentários:

Dulcinéa disse...

Sou apaixonada por Merton e seus escritos. Fui postulante a carmelita. Fiquei apenas 6 meses no Carmelo, mas minha vocação contemplativa, entre indas e vindas, não esmoreceu, antes se acentua cada vez mais. Desejaria obter este livro. Atualmente estou lendo um livro sobre Merton de uma freira de vida ativa, o livro é "Uma vida em...", esqueci-me do final e o mesmo não se encontra comigo no momento. Como faço para adquirir este livro que você citou e como fazer parte desta sociedade dos amigos de Merton? Inclusive gosto muito de Jacques e Raíssa Maritain. Desta última, li o livro "As Grandes Amizades", o qual me fez grande bem. Saudações. Aguardo resposta.

Waldecy Gonçalves disse...

O livro "Paz na Era Pós Cristã" é publicado pela Editora Santuário, a mesma que publicou o livro que você está lendo!
http://www.editorasantuario.com.br/default2.asp?pg=loja/detalhe&lnk=busca&det=744