10 junho 2013

Fé profunda, sincera e simples

“Se tentamos contemplar Deus sem primeiro haver voltado totalmente para ele a face do nosso ser interior, haveremos inevitavelmente de acabar por nos contemplarmos a nós mesmos e mergulharemos talvez no escuro e quente abismo da nossa própria natureza sensível. Não é nessa nossa treva que se poderá com segurança permanecer passivo.

Por outro lado, se confiamos demasiadamente em nossa imaginação e em nossas emoções, não nos voltaremos para Deus, mas mergulharemos num reboliço de imagens, fabricando para nós mesmos uma experiência religiosa feita à nossa moda, coisa por demais perigosa.

O 'voltar-se' de todo o nosso ser para Deus só pode ser atingido por uma fé profunda, sincera e simples, vivificada por uma esperança que sabe ser possível o contato com Deus e por uma amor que deseja, acima de tudo, fazer-lhe a vontade.”

Thoughts in Solitude, de Thomas Merton
(Farrar, Straus and Giroux Publishers, New York), 1958.
No Brasil: Na liberdade da solidão, (Editora Vozes, Petrópolis), 2001. p.41 e 42

2 comentários:

Anônimo disse...

Nada mais simples e perfeito! Vou recortar este pequeno texto e mantê-lo no meu livro de Orações das Horas. Fé, Esperança e Amor vividos no dia a dia é a chave do nosso Bem presente e futuro. Amém.
Amalia Ruth B orges Schmidt
Grupo de Leitura Partilhada Thomas Merton - São Paulo

Anônimo disse...

a questão é saber a vontade de Deus para mim hoje.