21 abril 2008

Incêndio na floresta

“ Cada vez aprecio mais a beleza e a solenidade do ‘Caminho’ que sobe por entre os bosques, passa pelo estábulo do touro, galga a encosta pedregosa, entra no meio dos altos e eretos carvalhos e nogueiras e, dando a volta pelos pinheiros no alto da colina, chega até o chalé.

Nascer do sol. Oculto por pinheiros e cedros no lado leste da casa. Vi a chama vermelha de seu resplendor através dos cedros não como a alvorada, mas como um incêndio na floresta. Da janela do cômodo da frente, ele, o Sol (é difícil deixar de imaginá-lo como um ‘ele’), brilhou em silêncio com solene força através dos galhos de pinheiro.

Agora, após a Missa Solene, todo o vale está glorioso com a luz matinal e o canto dos pássaros.

É essencial vivenciar todos os tempos e estados de ânimo deste lugar.
Ninguém saberá ou conseguirá dizer quão essencial. Quase o primeiro e mais importante elemento de uma vida verdadeiramente espiritual, perdida na rotina constante e formal dos Ofícios Divinos sob as lâmpadas fluorescentes do coro – praticamente sem diferença entre noite e dia.”

Turning Toward the World
, de Thomas Merton
Editado por Victor A. Kramer
(HarperSanFrancisco, São Francisco) 1997, p. 122
Reflexão da semana de 21-04-2008

Um pensamento para reflexão
: “Muitos, sem dúvida, têm uma vaga consciência da alvorada, mas estão protegidos contra sua solenidade pelo culto neutralizador de sua própria sociedade, de seu próprio mundo no qual o sol já não nasce nem se põe.”
Turning Toward the World, Thomas Merton

Um comentário:

Casa das Palmeiras disse...

Thomas Merton,Místico e intelectual brilhante,indignava-se com a violência, exclusão,guerra, mediocridade, se entregou ao Senhor da Vida. E amava a Natureza com paixão. Sua obra é testemunho de seu profundo amor à Mãe Natureza e aos seres humanos. Abraçou o mundo como poucos.
Divulgar sua obra é engrandecer a Vida.
Feliz Blog em Merton.
Martha Pires Ferreira