22 abril 2011

Semana Santa 2011

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor
Só poderemos encontrá-Lo se soubermos que precisamos Dele. Esquecemo-nos desta necessidade quando encontramos um prazer auto-suficiente em nossas próprias boas obras. Os pobres e desamparados são os primeiros a encontrá-Lo, a Ele que veio para buscar e salvar o que estava perdido.
Homem Algum É uma Ilha
Segunda feira Santa
Na verdade, o amor é uma força positiva, um poder espiritual transcendente. É, de fato, o mais profundo poder criativo da natureza humana. Enraizado nas riquezas biológicas da nossa herança, o amor floresce espiritualmente como a liberdade e como a resposta de uma criatura à vida em perfeito encontro com outra pessoa. É viver a apreciação da vida como um valor, como um dom. Responde à plena riqueza, variedade, fecundidade da própria experiência de viver: “conhece” o mistério íntimo da vida. Desfrutou da vida como uma riqueza inesgotável.
Amor e Vida
Terça feira Santa
Em outras palavras, a vida não é uma linha reta do nascimento à morte. Descreve uma curva ascendente até um auge de intensidade, um ponto alto de valor e sentido onde todas as suas potencialidades criativas entram em ação e a pessoa transcende a si mesma em encontro, resposta e comunhão com outra.
Amor e Vida
Quarta feira Santa
Que minha confiança esteja em Tua misericórdia, não em mim mesmo. Que minha esperança esteja no Teu amor, não na saúde, na força, na aptidão nem nos recursos do ser humano.
Na Liberdade da Solidão
Quinta feira Santa
Ela (Sofia) está em todas as coisas como o ar recebendo a luz do sol. Nela eles prosperam. Nela, glorificam a Deus. Nela, regozijam-se em refleti-Lo. Nela, estão unidos a Ele. Ela é a união entre eles. Ela é o amor que os une. Ela é vida como comunhão, vida como ação de graças, vida como louvor, vida como festa, vida como glória.
A Thomas Merton Reader
Sexta feira da Paixão do Senhor
Quanto mais falamos, mais tolo fica.
É aqui que entra o silêncio. Ouvimos a profundidade de nosso próprio ser, e deste ouvir vem um rico silêncio, o silêncio de Deus, que diz apenas “Deus” ou “Eu sou”.

The Springs of Contemplation
Sábado Santo
A intenção simples é um remédio divino, um bálsamo que conforta as potências de nossa alma ferida pela auto-expressão desordenada. Cura as nossas ações em suas enfermidades secretas. Arrasta nossa força ao cimo oculto do nosso ser, e banha nosso espírito na infinita misericórdia de Deus.
Homem Algum É uma Ilha

Nenhum comentário: