21 janeiro 2014

Oração numa vida de trabalho?


O Padre Voillaume[1] pergunta:

Como podemos encontrar as condições necessárias para a oração autêntica na vida de trabalho, e como podemos nos dedicar amplamente a essa oração? (...) Os caminhos mais íngremes são frequentemente os mais rápidos e seguros. (...) Quando chega a hora da oração, estamos com mais frequência incapazes de meditar, incapazes de pensar realmente. Deve haver um meio de nos unirmos a Deus na oração (...). O meio de chegarmos a Deus é ir a Ele com todo nosso ser, o mais que pudermos (...) somos levados a Ele pela fé viva, pela viva esperança e pela viva caridade que estão em nós.


Essa é uma via de oração árida, austera e difícil, que traz a solidão e a secura do deserto para as cidades, onde estão os homens obcecados por dinheiro, prazer e diversão. É uma oração humilde, silenciosa e redentora, que, de um modo especial, faz Cristo presente, de maneira oculta, na sociedade humana, expiando seus pecados.

The Inner Experience, de Thomas Merton
Editado por William H. Shannon
(HarperSanFrancisco, San Francisco) 2003
No Brasil: A experiência interior, (Martins Fontes Editora, São Paulo), 2007. p. 206 e 207.





[1] Sacerdote francês que fundou em 1939, na Argélia, a Fraternidade dos Irmãozinhos de Jesus, congregação composta principalmente por irmãos leigos e inspirada pelo exemplo e pelos escritos de Charles de Foucauld. A Fraternidade, vivendo em pequenas comunidades, busca incorporar uma espiritualidade contemplativa em um estilo de vida simples, que inclui um ministério de trabalho manual, especialmente entre os pobres.

Nenhum comentário: