07 setembro 2004

O Pão Vivo



“O Pão Vivo” está saturado da alegria irradiante e contagiosa que os leitores de Thomas Merton têm encontrado em tudo que ele escreve.


O assunto deste livro é o Sacramento da Eucaristia, e é a natureza jubilosa desse Sacramento que Thomas Merton acentua, comparando-o a uma festa ou um sagrado banquete. “Todo o problema de nossa época e o problema do amor: de que maneira vamos recuperar a capacidade de nos amarmos a nós mesmos, e de nos amarmos uns aos outros? A razão por que nos odiamos e nos tememos mutuamente é que, secreta ou abertamente, nos odiamos e tememos a nós próprios. Odiamos porque as profundezas de nosso ser são um caos de frustração e miséria espiritual. Solitários e desamparados, não podemos estar em paz com os outros porque não temos paz conosco, e não podemos ter paz conosco porque não estamos em paz com Deus”.


“Não há motivo para desesperar do homem ou da sociedade humana. O fato do mistério da iniquidade estar-se processando no mundo não autoriza o cristão a tomar uma atitude que importaria em condenação da sociedade humana como tal, como se ela estivesse irrevogavelmente perdida e que fosse chegada a hora dos gentios serem esmagados e pisados por meio de feroz vingança como uvas no lagar”.


“A expressão plena de uma vida cristã de oração não se limita à participação na liturgia; vai além; inclui formas extra litúrgicas de oração, como o rosário e, também, a meditação e a oração mental. Tudo aquilo que contribui para abrir o espírito do homem à influência de uma fé cheia de amor e inspirar ao coração desejos sobrenaturais deve encontrar lugar em sua vida de oração. Por isso é que o amor da Igreja por seu maior Tesouro, o Santíssimo Sacramento, não se limita à celebração solene e piedosa da Missa mas transborda em outras muitas expressões públicas, embora não litúrgicas, da sua devoção”.

Há 05 postagens desta obra no blog:

Eu Sou o pão da vida...
O mistério da Encarnação
Renove a fé no ano novo - parte 1
Renove a fé no ano novo - parte 2
Voltou-se e exclamou: "Rabuni"

Nenhum comentário: