01 setembro 2004

Dúvidas mais comuns

O que é isto que está sendo publicado pela SAFTM na Internet?
É o que se chama de um "blog", um tipo simples de "site", onde novo material é acrescentado periodicamente e organizado sequencialmente por data.

Como faço para "navegar" por este "blog"?
É muito simples. Ao ingressar no "blog" imagine ter em mãos um rolo de pergaminho que parcialmente desenrolado para ler as diversas notas que estão sendo acrescentadas. Com o passar do tempo o pergaminho ficará cada vez mais longo. Para ler numa posição mais cômoda, é melhor se concentrar, apenas, numa das notas do "pergaminho principal". Basta clicar à esquerda, na seção denominada "Recent Posts", a nota de seu interesse. Com isso é possível obter o equivalente a uma cópia xerox só dessa nota.

A nota que eu quero não aparece no "Recent Posts". Como faço?
Neste caso vá para o fim da nota e observe um número, com quatro algarismos, que indica o hora em que a nota foi incluída. Fica entre a frase "Incluído por safTM" e um ícone com um pequeno envelope. Clique nesse número e essa página, sozinha, aparecerá na tela.

Que posso fazer com essa nota isolada?
Várias coisas! Além da leitura, pode escrever um comentário sobre ela e ler o que outras pessoas escreveram, (basta clicar em "Postar comentário" que uma pequena janela se abrirá para você escrever o seu texto); pode enviar, automaticamente, um e-mail para uma pessoa amiga recomendando o texto que está lendo (clique na figura que representa um pequeno envelope. Uma nova janela será aberta para você redigir uma mensagem a quem desejar e o destinatário receberá o e-mail com um "link" para ler a nota) e, por último, poderá imprimir a página (basta clicar num ícone ou num menu do seu programa de navegação que comande a impressão).

Como faço para voltar ao "pergaminho principal?
Basta clicar em "Home" que aparece no final da nota OU clicar em "Reflexões de Thomas Merton" no topo da páginal. Ou seja, clicando no topo ou no fim da página, voltará automaticamente para a página principal.

Para que serve aquela seção chamada "Archives"
Serve para guardar outras notas que existem no rolo de pergaminho mas que estão "escondidas" para não ocupar muito espaço na tela do seu computador. É parecido com o "Recent Posts" só que estão armazenadas em gavetas, organizadas pelo mês e dia em que foram incluídas no "blog". Ao clicar num determinado mês, os títulos das notas aparecem.

Como faço para pesquisar um assunto no "blog"? É possível?
Sim, é possível. Repare que há uma barra azul, acima da tela do próprio "blog". No canto superior esquerdo aparece um logotipo (Blogger) seguido por uma abertura em branco. Digite uma ou mais palavras-chave na abertura em branco e clique em "Search this blog". Uma janela se abrirá com todas as notas existentes no "blog" que contêm as palavras que digitou.

Por que algumas palavras estão em inglês?
Porque usamos uma "receita de bolo" distribuída gratuitamente na internet, em inglês, que não exige muitos conhecimentos de programação. Num futuro próximo, à medida que formos aprendendo, faremos ajustes gradativos, e entre eles a tradução de tudo que for possível, para o português.

Ainda tenho outras dúvidas. Como faço?
Envie-nos um e-mail ou, melhor ainda, coloque um comentário, para que outras pessoas vejam sua dúvida. Responderemos, também, através de um comentário e se for de interesse geral, incluiremos a pergunta e a resposta nesta "Dúvidas mais comuns..."
Atualizado em 28-01-2006

Um comentário:

Wagner Antonio de Oliveira disse...

Ando louco à procura do livro "Que são estas chagas?", mas não estou encontrando...
Alguém pode me ajudar nessa procura?

Meu contato: 7ecclesstreet@gmail.com

Grato.

Wagner A. de Oliveira