GETM




Após quase um ano de estudos preliminares e encontros de preparação, a Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton apresenta o GETM - Grupo de Estudos Thomas Merton.

Como entender o trabalho a ser realizado pelo GETM?

O GETM se propõe a desenvolver programas para estimular o estudo aprofundado de Merton e da espiritualidade contemplativa, em nível acadêmico, em todos os aspectos possíveis, fomentar a pesquisa e produzir conteúdo que leve às pessoas e à sociedade em geral o conhecimento de Thomas Merton e sua abordagem espiritual, 

Os GLPTMs [Grupos de Leitura Partilhada de Thomas Merton] nos revelaram a riqueza dos textos de Merton como de um Mestre Espiritual (título dado a Merton pelo Papa Francisco, em seu discurso no Congresso americano em  Washington em 24/09/2015) que nos inicia na experiência de Deus à partir de sua própria experiência.

Seu ensinamento, porém, vai mais longe e contém respostas para as inúmeras questões que hoje nos colocamos sobre quem somos e para onde caminhamos.

O GETM se propõe a levantar algumas dessas questões e esboçar vias de respostas válidas no contexto em que vivemos. Tem também como objetivo preparar o terreno para a criação de um futuro Centro de Estudos ou Cátedra Thomas Merton de nível superior - isto porque Merton, à partir de sua experiência contemplativa, antecipou a elaboração da Teologia tal como o Papa Francisco nos recomenda hoje:
Dar testemunho do Mistério de Deus na sua comunhão pessoal com cada um de nós.

O futuro CETM [Centro de Estudos Thomas Merton] se proporá a fazê-lo, como Merton, nos "mesmos termos", através dos meios com que as pessoas se comunicam e em continuidade com as variadíssimas expressões usadas pelos autores sagrados, na Bíblia e na memória coletiva dos cristãos, através da história.

O GETM - que iniciou os trabalhos de preparação em 20 de janeiro de 2016 é um grupo fechado e diferente dos GLPTMs. Está sediado no Mosteiro de São Bento de São Paulo e conta com sua estrutura e apoio.

veja o blog STUDIA MERTONIANA em mertoniana.wordpress.com

Nenhum comentário: