GLPTMs



O QUE SÃO?


Os Grupos de Leitura Partilhada Thomas Merton (GLPTM) funcionam em muitas localidades dos Estados Unidos e de outros países do mundo. São grupos dedicados à apreciação da espiritualidade de Thomas Merton, estimulados e apoiados pela ITMS - The International Thomas Merton Society.

Eles são denominados em inglês como “Chapters” cuja tradução literal seria “Capítulos” ou “Seções” da ITMS. Existe quase uma centena desses grupos ligados à ITMS que embora altamente concentrados nos Estados Unidos, funcionam em vários outros países. No Brasil eles são ligados à SAFTM – Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton, que por sua vez é filiada à ITMS; e são grupos presenciais que se reúnem geralmente uma vez por mês num local predeterminado para refletir sobre uma leitura de Thomas Merton e vivenciar a espiritualidade contemplativa.

A SAFTM tem uma coordenadoria nacional dos GLPTMs. É o GLPTM-Brasil. Veja a pagina do GLPTM-Brasil no Facebook (https://www.facebook.com/groups/226528897715831/?fref=ts). A Coordenadora nacional do GLPTM-Brasil é a Sra. Amalia Ruth Borges Schmidt (amaliaruth@uol.com.br).

Quer viver essa experiência aí em sua cidade? Escreva para nós: merton.br@gmail.com ou diretamente para a nossa Coord. nacional Sra. Amalia Ruth (amaliaruth@uol.com.br). Já são 14 GLPTMs espalhados pelo Brasil.




ONDE ESTÃO? (por ordem alfabética de cidade)



  • BELO HORIZONTE/MG

GLPTM - BELO HORIZONTE - MG iniciou sua caminhada em 9 de maio de 2015. O primeiro encontro foi realizado no Poço de Jacó, anexo à Abadia de Nossa Senhora das Graças. Atualmente os encontros acontecem no Centro Loyola de Belo Horizonte, sito à rua Sinval de Sá, 700, Cidade Jardim, telefone 31-3342-2847. São mensais e acontecem sempre no segundo sábado do mês das 8:30h às 11:30h.

Mais informações com Fernando Alcici (31 3337-8631 | fernandoalcici@hotmail.com)


  • CURITIBA/PR

GLPTM - CURITIBA - PR iniciou sua caminhada em 19 de março de 2016. O primeiro encontro foi realizado no Colégio Everest, sito à Rua José Carolo, 630 - Bairro Ecoville, próximo ao Shopping Barigui Os encontros são mensais e acontecem sempre no último sábado do mês das 15:00h às 17:00h.

Saiba mais com a coordenadora Ana Tortelli (41 9977-4700 | abtortelli@gmail.com)




  • GARANHUNS/PE

GLPTM - GARANHUNS - PE iniciou suas atividades na Solenidade da Ascensão do Senhos em 8 de maio de 2016. Reúnem-se na Av. Frei Caneca, 368 - Heliópolis - Garanhus, PE a cada 15 dias, aos domingos, das 17:30h às 19:30h.  Foi fundado e é coordenado pelo Frei José da Santa Cruz da Igreja Anglicana Tradicional (THE ANGLICAN EPISCOPAL CHURCH INTERNATIONAL INGLATERRA), 
Saiba mais com o coord. Frei José da Santa Cruz (87 9 9995 - 6361 |jsmcl8@gmail.com)


  • GARANHUNS - Hospital Dom Moura/PE

GLPTM - GARANHUNS - Hospital Dom Moura -PE iniciou suas atividades logo após o GLPTM-GARANHUNS-PE. Reúnem-se no Hospital Dom Moura na Av. Sioma Gomes s/n - Heliópolis - Garanhus, PE e tem uma atuvidade diferênciada dos demais GLPTMs. Foi fundado e é coordenado pelo Frei José da Santa Cruz da Igreja Anglicana Tradicional (THE ANGLICAN EPISCOPAL CHURCH INTERNATIONAL INGLATERRA), 

  • Saiba mais com o coord. Frei José da Santa Cruz (87 9 9995 - 6361 |jsmcl8@gmail.com)

  • ITAPETININGA/SP




GLPTM - ITAPETININGA - SP teve seu primeiro encontro em 3 de agosto de 2016, primeira quarta-feira do mês. Este GLPTM se reúne toda primeira quarta-feira do mês da 20:10h às 21:40h na Fundação Nossa Senhora da Divina Providência, sito à Rua Monsenhor Soares, 10 - Itapetininga - SP.
Saiba mais com o coordenador  Floriano Villaça  pelo cel: 11-99834-0406 ou pelo e-mail: villacamusica@uol.com.br




  • JUIZ DE FORA/MG










GLPTM - JUIZ DE FORA - MG teve seu primeiro encontro numa quata-feira, 26 de outubro de 2016. Este GLPTM se reúne toda última quarta-feira do mês da 19:00h às 21:00h no consultória de psicologia da fundadora do grupo, Norma Nasser, localizado no centro de Juiz de Fora.
Saiba mais com a coordenadora  Norma Nasser  pelo cel: 32 9 8857-1823 ou pelo e-mail: normarnasser@oi.com.br


  • MARÍLIA/SP

GLPTM Nossa Senhora de Fátima, na Rua Marechal Deodoro, 387, Marília, SP. Os encontros acontecem também no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA). São mensais e acontecem sempre na 3ª quarta-feira do mês das 19:30h às 21:30h.

Saiba mais com o coordenador Frei Adriano Cézar de Oliveira, OFM, (014 9 91263095 |freiadrianocezar@gmail.com)




  • PORTO ALEGRE/RS



GLPTM - PORTO ALEGRE - RS foi formado no mês de julho de 2016 com reuniões preparatórias conduzidas por Elisa Partes. A primeira reunião de reflexão foi marcada para o dia 03 de agosto de 2016. O GLPTM-PORTO ALEGRE-RS se reúne mensalmente (dia e horários variáveis) na Catedral Metropolitana Madre de Deus, situada na Rua Duque de caxias, 1047 - No Centro Histórico.
Saiba mais com a coord. Elisa Prates (51) 8180-5174 (WathsApp) | e-mail: glptmpoa@gmail.com)




  • RIO DE JANEIRO - Botafogo /RJ

O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a ter mais de um GLPTM. O GLPTM - Botafogo - RIO DE JANEIRO - RJ

Sob a coordenação de Fábio Fadel (21 9 9642-7767 | fabiofadel@yahoo.com.br)



  • RIO DE JANEIRO - Tijuca /RJ


Em novembro de 2014, foi fundado o segundo GLPTM do Brasil. O GLPTM - Tijuca - RIO 
DE JANEIRO - RJ. Coordenado por Vera Lúcia Barbosa Villas Boas, este Grupo se reúne em residência particular na Tijuca, mensalmente toda 2ª quinta-feira do mês. Para maiores informações, entre em contato com a coordenadora Vera Lúcia B. Villas Boas pelo telefone (21) 2268-1288 ou pelo e-mail: veraluciavillasboas@gmail.com




  • RIO VERDE/GO

O grupo iniciou suas atividades no último dia 12 de abril de 2016. Os encontros acontecem no Centro Catequético São Francisco, situada na Rua 18, Qd. 10, Lt. 10 - Setor Morada do Sol, sempre nas segundas terças-feiras do mês, às 19:30 horas.



É de Rio Verde e quer participar? escreva para Carlos Ferraz (carlosferraz2203@gmail.com)



  • SÃO PAULO/SP


GLPTM – SÃO PAULO - SP foi o primeiro GLPTM que surgiu no Brasil. Iniciou sua caminhada em 2 de março de 2013. Reúne-se todo primeiro sábado do mês das 16h às 18h na igreja de Nossa Senhora do Brasil, na sala das bem-aventuranças. A Igreja Nossa Senhora do Brasil situa-se na Praça N.S. do Brasil, Jardim América, São Paulo. 

Coordenado por Elisa Berzaghi e Vicente Frangiotti (elisa.berzaghi@uol.com.br; vfrangiotti@gmail.com)




  • VITÓRIA/ES

No primeiro dia de agosto de 2015 um grupo de oito mulheres se reuniu na sala do 2º andar da Igreja de São Pedro da Praia do Suá em Vitória, ES para dar início ao quinto GLPTM no Brasil. O primeiro formado só por mulheres. Hoje o grupo cresceu e não é mais composto só por mulheres, mas continua dinâmico e entusiasmado. Refletindo e vivenciando o pensamento de Thomas Merton.
Os encontros ocorrem na 2ª quarta-feira do mês, das 18:00h às 20:00h, no Edifício do Banco do Brasil sito à Rua Ferreira Coelho, 330 - sala 1105. Ed. Eldorado Center, Bento Ferreira - Vitória - ES.

A coordenadora é a Maria Auxiliadora Fiorillo Mariani (Dora), tel: 27 9 8114-4056. E-mail: dorafiorillo@gmail.com




  • VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

O GLPTM - VITÓRIA DA CONQUISTA - BA nasceu de uma boa inveja e de um desejo. Vejamos o depoimento de seu fundador:  
    "Ao vermos que existia essa experiência acontecendo em outros lugares do Brasil, foi inevitável sentir que algumas pessoas estavam vivendo uma interessante e profunda vivência de reflexão e partilha da vida através da leitura e diálogo das obras de Thomas Merton. Essa sensação de querer viver isso também foi o motivador inicial de uma pergunta, feita no dia 13 de abril através das redes sociais: “Quem aqui em Conquista teria interesse em formar um Grupo de Leitura Partilhada Thomas Merton?” Algumas respostas positivas vieram e decidimos transformar aquela inveja em uma possibilidade. Assim, no dia 03 de maio de 2015 às 10:40h na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Vitória da Conquista-BA realizamos o primeiro encontro."

Fundado pelo prof. Elton Quadros, é atualmente coordenada por Adriana Martins Marques da Costa Moreira (77 9 9132-4011 | adrianammcosta@gmail.com)

6 comentários:

Amalia Ruth disse...


Parabéns ao Coordenador Nacional da SAFTM Fernando Paiser! Além da "cara nova", estamos com excelente conteúdo, o que muito contribuirá para a criação de novos GLPTMs e crescimento dos já existentes.
Amalia Ruth Borges Schmidt

Unknown disse...

Desejo tornar público e transfiro o agradecimento às pessoas que, generosamente, se dedicam em me ajudar no cumprimento da missão da SAFTM. Cada um na sua especialidade e dentro de suas possibilidades, assumiu compromissos significativos para manter a SAFTM atuante. Todas essas pessoas que fazem parte da minha equipe, incluídos os coordenadores e membros dos GLPTMs têm na reflexão e vivência do pensamento de Thomas Merton, uma missão muito maior: Estabelecer, com verdade, justiça, caridade e liberdade, novos métodos de relações na sociedade humana e promover a verdadeira paz na ordem estabelecida por Deus. Novamente agradeço publicamente a todos e os convido a perseverar nessa missão com zelo sempre maior. É um imperativo do dever e uma exigência do amor.

Unknown disse...

Prezado Coordenador,
Muito feliz com a cara nova do blog!
Desejo que essa novidade possa acender em nós um tempo igualmente novo em que possamos fidelizar ainda mais o amor e a sede de Deus, seguindo os passos firmes e santos de quem já percorreu bem, muito bem e primeiro, o grande Thomas Merton!

Parabéns!

Deus te abençoe!

Adriana

Unknown disse...

Prezado Coordenador Fernando,

Muito feliz com a cara nova do blog! Que essa cara nova possa acender em nós a sede do alimento sólido do amor de Deus e fidelizar ainda mais em nossos corações, almas e pensamentos o seguimento do Senhor, seguindo os passos de quem muito bem e primeiro o seguiu antes de nós, o grande Thomas Merton!

Parabéns pelo árduo trabalho, dedicação e criatividade!

Deus o guarde!

Adriana

Waldecy Gonçalves disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Waldecy Gonçalves disse...

Sugiro que a ordem de apresentação dos Grupos seja mudada de "data de fundação" para "ordem alfabética da cidade) onde funcionam.

Isso facilitaria a pesquisa de pessoas que desejam saber, de imediato, se há algum grupo nas suas cidades.

Entendo e louvo que o Grupo de São Paulo ostente um justo orgulho por ter sido o primeiro a funcionar no atual formato mas creio que devemos dar prioridade a adesão de novos participantes ao invés de persistir num registro histórico da formação dos grupos.

Obrigado pela atenção.