04 agosto 2008

Para os que anseiam a verdadeira paz

[Trecho de uma carta a Jim Forest quando este participava de uma "greve pela paz" na Comissão de Energia Atômica, 29 de janeiro de 1962.]

“ Minha missa de 1º de fevereiro, festa de Santo Inácio de Antioquia*, mártir, será por todos os grevistas do mundo inteiro e por todos os que anseiam por uma verdadeira paz, todos os que estão dispostos a ajudar a carregar o grande fardo de trabalho, oração e sacrifício próprio pacientes pela paz . Nunca veremos seus resultados em nosso tempo, mesmo se conseguirmos atravessar os próximos cinco anos sem ser incinerados. Realmente temos de rezar por uma mudança total e profunda na mentalidade do mundo todo. O que no passado conhecíamos como penitência cristã será um conceito sem profundidade suficiente se não abranger os problemas e perigos especiais da era atual. As camisas de cilício não vão resolver a questão, embora não faça mal algum mortificar a carne. Porém, muitíssimo mais importantes são a conversão completa do coração e uma perspectiva totalmente nova sobre o mundo do homem.”
* Atualmente é celebrada em 17 de outubro.

The Hidden Ground of Love
, de Thomas Merton
Editado por William H Shannon
(Farrar, Straus & Giroux, New York), 1983. p. 262
Reflexão da semana 04-08-2008

Um pensamento para reflexão: “Temos de encarar o nosso dever em relação ao conjunto da humanidade. Não podemos deixar de cumprir esse dever que Deus está nos impondo com Sua própria mão.”
The Hidden Ground of Love, Thomas Merton

Nenhum comentário: