23 março 2011

Quaresma 2011: segunda semana

Domingo
Chesed (misericórdia) é também fidelidade e fortaleza. É a misericórdia fiel e indefectível de Deus. É o fundamental, aquilo que não falha, porque é o poder que une uma pessoa a outra, numa aliança de vontades. É o poder que nos une a Deus, porque Ele nos prometeu a sua misericórdia e jamais falhará em sua promessa, porque Ele não pode falhar.
A Thomas Merton Reader
Segunda Feira
Deus colocou, por assim dizer, algo do divino bem em tudo. Há centelhas divinas em todos os seres criados. Cabe ao ser humano ver essas coisas e libertar as centelhas divinas da criação por meio de louvor, amor e alegria.
Springs of Contemplation
Terça Feira
É o amor de Deus que me fala nos pássaros e arroios, mas também por trás do clamor da cidade. Deus me fala em Seus julgamentos, e todas essas coisas são sementes que me são enviadas por Sua vontade.
Sementes de Contemplação
Quarta Feira
Assim como a lupa concentra os raios do sol em um pequeno ponto ardente que pode atear fogo a uma folha seca ou um pedaço de papel, assim os mistérios de Cristo no Evangelho concentram os raios da luz e do fogo de Deus em um ponto que põe em chamas o espírito do homem.
Sementes de Contemplação
Quinta Feira
O sucesso da sua meditação não será medido pelas ideias brilhantes que você tiver, pelas resoluções que tomar nem pelos sentimentos e emoções que forem produzidas no seu interior. Você só medita realmente quando, em certa medida, percebe Deus. E ainda não é exatamente disto que se trata.
Sementes de Contemplação
Sexta Feira
A lei da nossa vida pode ser resumida no axioma “seja o que você é”.
O Homem Novo
Sábado
A profunda simplicidade e obviedade da luz infusa que a contemplação derrama em nossa alma desperta-nos subitamente para um novo nível de consciência. Entramos em uma região que nunca havíamos nem suspeitado existir, e, contudo, é este novo mundo que parece familiar e óbvio.
Novas Sementes de Contemplação

Nenhum comentário: