25 junho 2013

Minha vida é um ouvir

“Minha vida é um ouvir. A Dele é um falar. Minha salvação está em ouvir e responder. Para isso, deve minha vida ser silenciosa. Daí ser meu silêncio minha salvação.

O sacrifício que agrada a Deus é a oferenda de minha alma – e das almas de outros.

A alma está em atitude de oferta quando de mantém inteiramente atenta a ele. Meu silêncio, que me separa de tudo mais é, pois o sacrifício de todas as coisas e a oferenda de minha alma a Deus. É, portanto, o sacrifício mais agradável que lhe posso oferecer. Se conseguir ensinar a outros a viver nesse silêncio, estou oferecendo-lhe uma sacrifício sumamente agradável. O conhecimento de Deus é melhor que holocaustos (Os 6,6).”

Thoughts in Solitude, de Thomas Merton
(Farrar, Straus and Giroux Publishers, New York), 1958.
No Brasil: Na liberdade da solidão, (Editora Vozes, Petrópolis), 2001. p. 59 e 60

Um comentário:

Roberto Machado disse...

Que bela mensagem! Quanta profundidade! Estou lendo "A montanha dos sete patamares" e bastante envolvido com um texto que nos seduz, encanta e edifica.
Benedicite!
Muita paz!
Ah, quando houver algum retiro quero participar: robertomnsilva@gmail.com Moro no Rio de Janeiro.