15 outubro 2007

Todo mundo é mais ou menos sem fé

“ Minha tarefa peculiar em minha Igreja e em meu mundo tem sido a de um explorador solitário que, em vez de embarcar em todas as últimas ondas ao mesmo tempo, está destinado a procurar as profundezas existenciais da fé em seu silêncio, suas ambigüidades e naquelas certezas situadas abaixo do fundo da ansiedade. Nessas profundezas não há respostas fáceis, nenhuma solução pronta. É uma espécie de vida submarina em que a fé às vezes assume misteriosamente o aspecto da dúvida quando, na verdade, é preciso duvidar e rejeitar os substitutos convencionais e supersticiosos que tomaram o lugar da fé. Nesse plano, a divisão entre as pessoas com e sem fé deixa de ser tão cristalinamente clara. Não é que alguns estejam totalmente certos e outros, totalmente errados: todos têm de buscar com sincera perplexidade. Todo mundo é mais ou menos sem fé! Só quando este fato é plenamente vivenciado, aceito e vivido passa-se a ser capaz de ouvir a simples mensagem do Evangelho – ou de qualquer outro ensinamento religioso.

O problema religioso do século vinte não é compreensível se o enfocarmos apenas como um problema de pessoas sem fé e de ateus. Também é, e talvez em primeiro lugar, um problema de pessoas com fé. A fé que esfriou não foi apenas a fé que alguns perderam, mas também a fé que alguns mantiveram. Esta fé muitas vezes se tornou rígida, ou complexa, sentimental, tola ou impertinente. Perdeu-se em imaginações e irrealidades, dispersou-se em rotinas pontificais e de organização, ou evaporou em ativismo e falação.”

Faith and Violence, de Thomas Merton.
(University of Notre Dame Press, South Bend, IN), 1968, p. 213-214.

Reflexão da semana de 15-10-2007

Um pensamento para reflexão: “[Uma] fé que tem medo de outras pessoas não é fé alguma. Uma fé que tem como esteio a condenação de outros é, ela mesma, condenada pelo Evangelho.”
Faith and Violence, Thomas Merton

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite ! A Paz !
Obrigada pelas mensagens; geralmente abro estas antes de todas as outras, porque sei que vai tocar fundo em minha alma e diz exatamente o que estava querendo ouvir e ler...Desta vez, fala no isolamento daqueles que procuram encontrar-se com Deus de corpo e alma...