04 fevereiro 2008

Tempo de cura

“ Mesmo os momentos mais sombrios da Liturgia são cheios de alegria, e Quarta-feira de Cinzas, o início do jejum quaresmal, é um dia de felicidade, é uma festa cristã. Não pode ser de outro modo, uma vez que faz parte do grande ciclo pascal.

O mistério pascal é, acima de tudo, o mistério da vida no qual a Igreja, celebrando a morte e a ressurreição de Cristo, penetra no reino da vida que Ele implantou, uma vez por todas, por sua vitória definitiva sobre o pecado e a morte. Devemos nos lembrar do sentido primitivo da Quaresma, como o ver sacrum, a ‘fonte sagrada’ na qual os catecúmenos eram preparados para o batismo, e os penitentes públicos purificados pela penitência para a restauração da sua vida sacramental em comunhão com o resto da Igreja. Portanto, a Quaresma não é tanto tempo de punição quanto de cura.”

Seasons of Celebration, de Thomas Merton
(Farrar, Straus and Giroux, New York), 1965. p. 115
No Brasil: Tempo e Liturgia, (Editora Vozes, Petrópolis), 1968. p. 117
Reflexão da semana de 04-02-2008

Um pensamento para reflexão: “A compunção é um batismo de tristeza no qual as lágrimas do penitente são uma purificação psicológica, mas, ao mesmo tempo, profundamente religiosa, preparando-o e dispondo-o para águas sacramentais do batismo ou para o sacramento da penitência. Essa tristeza traz alegria, porque é, ao mesmo tempo, um reconhecimento maduro de culpabilidade e uma aceitação de todas as suas conseqüências. Assim, implica um reajuste religioso e moral à realidade, a aceitação de nossa condição atual.”
Tempo e Liturgia, Thomas Merton

2 comentários:

Unknown disse...

Que bom que alguem,ve mais a cura que a tristeza deste tempo.....Jesus nos cura e nos liberta!

Dennys Silva-Reis disse...

Quaresma é tempo de retornar ao Senhor e masi uma vez reconhece-lo como o eixo de nossa vida e de nosso mundo.... por isso a cura acontece em nós neste tempo.... pois masi um vez o pai nos espera para nos abraçar, fazer festa e dizer : este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.... que os olhos do Senhor se volva a nós....

aproveito para lhe convidar a visitar meu blog...
Silenciar-se é difcil num mundo qeu pede de nós ativismo.... seussego também é complicado.... porém possivel.... ele nme é maior ou menos é na medidada...

Deus sabe o que faz!

aproveito para lhe convidar a visitar meu blog...
http://ointercessor.blogspot.com/

gostarai muito de ter um comentarios eu lá

abraços