27 outubro 2008

Deve-se manter a esperança

“ Temo a ignorância e o poder dos Estados Unidos. E o fato de que subitamente se tenha tornado uma das sociedades mais decadentes da face da Terra. O corpo de uma criança enorme, morta, açucarada. Contudo, não morta: cheia de um poder imenso, descontrolado. Louca.

Se alguém não entender os Estados Unidos sem demora - e comunicar algo desse entendimento aos Estados Unidos - os resultados serão terríveis. Não foi por acaso que os Estados Unidos dotaram o mundo da Bomba.

Uma mescla de imaturidade, tamanho, indulgência e depravação manifestas, com ocasionais espasmos de culpa, poder, ódio por si mesmos, beligerância, alternância de ferocidade e apatia, hiper-excitação e insanidade, inarticulação e desejo de ser popular. Você precisa de um médico, Tio Sam!

Turning Toward the World, de Thomas Merton
Editado por Victor A. Kramer
(HarperSanFrancisco, São Francisco) 1996, p. 60-61
Reflexão da semana de 27-10-2008

Um pensamento para reflexão: “Por que sou tão propenso a acreditar que o país será destruído? Sem dúvida é possível, e, em certo sentido, pode até ser provável. Mas se trata de um caso em que, apesar das evidências, deve-se manter a esperança. Não se deve sucumbir ao derrotismo e ao desespero, assim como se deve ter esperança de viver mesmo com uma doença mortal que tenha sido declarada incurável.”
Turning Toward the World, Thomas Merton

Nenhum comentário: