02 janeiro 2006

O poder do amor

“ O que nos é pedido é apenas uma coisa: amar; e, se algo pode consegui-lo, é certamente esse amor que há de tornar, tanto a nós quanto o próximo, dignos.

De fato, isso é uma das coisas mais importantes em matéria de amor. Não existe neste mundo outra maneira de tornar alguém digno de amor senão amando-o. Logo que alguém reconhece ser amado – se não é tão fraco que não suporte mais ser amado – sente-se instantaneamente transformado e a caminho de ser digno de amor. Procurará, então, corresponder, extraindo das profundezas do seu ser um misterioso valor espiritual, uma identidade nova, chamada a existir pelo poder do amor que lhe é dedicado.”


Disputed Questions, de Thomas Merton
(Harcourt Brace Jovanovich, Publishers, New York), 1960. p. 125
No Brasil: Questões abertas, (AGIR, Rio de Janeiro), 1963. p. 145
Reflexão da semana de 2-01-2006

Um comentário:

Anônimo disse...

N Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamentos, encontrei muito poucos ítens sobre AMOR. É que não tinha ainda lido este texto de Thomas Merton, o qual dá um sentido bem mais extenso ao AMOR, do que eu pesquisei...Porque ele fala em "dignidade",em limitação na capacidade de receber amor, em potencialidade "de ser digno de amor",em condição de "corresponder" ao amor, em possibilidade de extair "das profundezas do seu ser um misterioso valor espiritual", em "identidade nova", e principalmente em " existir pelo poder do amor que lhe é dedicado".
Acho que devo ler a Bíblia novamente, versículo por versículo... porque nada interpretei com a extensão, altura, largura e profundidade que deveria...
Anônima SF