06 março 2006

Nas profundezas do coração

“ Que ninguém espere encontrar na contemplação uma fuga ao conflito, à angústia ou à dúvida. Ao contrário, a certeza profunda, inexprimível, da experiência contemplativa desperta uma trágica angústia e suscita muitas perguntas nas profundezas do coração, como feridas que não cessam de sangrar. A cada avanço na certeza profunda corresponde um aumento de ‘dúvida’ superficial. Essa dúvida não é oposta, de modo algum, à fé autêntica, mas examina sem concessões e questiona a ‘fé’ espúria do cotidiano, a fé humana que não é senão a aceitação passiva da opinião convencional.”

New Seeds of Contemplation, de Thomas Merton
(New Directions, New York), 1972. p. 12
No Brasil: Novas Sementes de Contemplação, (Editora Fissus, Rio de Janeiro), 2001. p. 20
Reflexão da semana de 6-03-2006

2 comentários:

Anônimo disse...

Anônima SF
Em resumo, THOMAS MERTON destaca como válida a CONTEMPLAÇÃO DAS PERCEPÇÕES, a CONTEMPLAÇÃO DO CORAÇÃO, a CONTEMPLAÇÃO DA CERTEZA e a CONTEMPLAÇÃO DA FÉ AUTÊNTICA, diante da DIMENSÃO DIVINA, DO SER, DA HUMANIDADE e do UNIVERSO, como podemos ler e refletir em seus outros textos.
Sua escritura tem a profundidade mística do convite à essa experiência de Deus, mostrando-nos, contudo, as nossas tendências para as fugas e limitações que exibimos nesse trajeto do dia-a-dia...
Anônima SF

Oswaldo Viana Jr disse...

É incrível como certos trechos do Merton (como esse) nos tocam de maneira toda especial, de acordo com o momento em que estamos. Isso aconteceu comigo bem recentemente, quando reli o texto que eu coloquei no meu próprio blog, tirado do livro "A Vida Silenciosa". E foi uma descoberta dolorosa, desta segunda vez.
Veja aqui:

http://tesourosespirituais.blogspot.com/2005/08/atire-primeira-pedra.html