17 setembro 2007

O sentido real da vontade de Deus

“ Para conhecer a vontade de Deus, tenho de ter a atitude certa diante da vida. Preciso, em primeiro lugar, saber o que é a vida e qual o propósito da minha existência.

Está muito bem declarar que existo a fim de salvar a minha alma e dar glória a Deus ao fazê-lo. Está muito bem dizer que, para tanto, obedeço a certos mandamentos e observo certos conselhos. Contudo, mesmo sabendo tudo isso e até conhecendo toda a teologia moral, a ética e o direito canônico, ainda posso passar pela vida ajustando-me a certas indicações da vontade de Deus sem jamais me dar plenamente a Deus. Este é, em última análise, o real sentido da Sua vontade. Ele não precisa dos nossos sacrifícios. Ele nos pede nós mesmos. Se prescreve certos atos de obediência, não é porque a obediência seja o princípio e o fim de tudo. É apenas o princípio. Caridade, união divina, transformação em Cristo: estes constituem o fim.”

No Man is an Island
, de Thomas Merton
(Harcourt Brace Jovanovich, Publishers, New York), 1955. p. 63
No Brasil: Homem algum é uma ilha, (Verus Editora, Campinas), 2003. p. 67
Reflexão da semana de 17-09-2007

Um pensamento para reflexão
: “[O] que Deus deseja de mim sou eu mesmo. Isto significa que Sua vontade para mim aponta uma coisa: perceber, descobrir, plenificar o meu eu, o meu eu verdadeiro, em Cristo.”
Homem algum é uma ilha, Thomas Merton

Nenhum comentário: