10 março 2008

Através de outros

“ Devemos procurar Deus em todas as coisas. Não, contudo, como se procura um objeto perdido, uma ‘coisa’. Ele nos está presente em nosso coração, em nossa subjetividade pessoal. Procurá-lo é reconhecer este fato. Mas não podemos ter consciência disto como realidade a não ser que Ele nos revele sua presença. Ele não se revela simplesmente em nosso coração, mas através de outros. Revela-se a nós na Igreja, na comunidade dos que crêem, na koinonia dos que Nele confiam e O amam.

Procurar a Deus não é apenas uma operação do intelecto, nem mesmo uma iluminação contemplativa da mente. Procuramos a Deus esforçando-nos por nos entregarmos a Ele, a quem não vemos, mas que está em todas as coisas, através de todas as coisas e acima de todas as coisas.”
Seasons of Celebration, de Thomas Merton
(Farrar, Straus and Giroux, New York), 1965. p. 115
No Brasil: Tempo e Liturgia, (Editora Vozes, Petrópolis), 1968. p. 224
Reflexão da semana de 10-03-2008

Um pensamento para reflexão
: “Ninguém vive só para si mesmo. Viver só para si é morrer. Crescemos e nossa vida desabrocha na medida em que vivemos para outros e através de outros. O que nos falta, Deus deu a eles. Eles devem nos completar onde somos deficientes. Daí devemos sempre permanecer abertos uns aos outros, de maneira a podermos sempre repartir uns com os outros.”
Tempo e Liturgia, Thomas Merton

2 comentários:

H K Merton disse...

Este blog é simplesmente maravilhoso e uma valiosa inspiração à vida cristã. Parabéns e nunca cessem com este lindo trabalho!

Ecclesiae Dei disse...

Que riqueza de pensamentos... concordo com o comentário anterior. Um verdadeiro presente!