26 fevereiro 2013

O primeiro encontro

“E pela primeira vez na vida comecei a descobrir alguma coisa daquela Pessoa que muitos chamavam de Cristo. Foi um conhecimento obscuro, mas verdadeiro e, em certo sentido, mais verdadeiro do que supus e mais verdadeiro do que eu admitiria. Foi em Roma que se formou minha concepção de Cristo. Foi lá que vi pela primeira vez Aquele a quem sirvo agora como meu Deus e Rei, Aquele que possui e governa minha vida.”

The Seven Storey Mountain, de Thomas Merton
(Harcourt, Brace, New York), 1948
No Brasil: A montanha dos sete patamares, (Editora Vozes, Petrópolis), 2005, p. 102
 

2 comentários:

Fraternidade São Gilberto disse...

Fico impressionado com a beleza das palavras de Thomas Merton e ao mesmo tempo com sua simplicidade ele vai ao profundo dos sentimentos humanos e de suas esperanças: encontrar Cristo. Que possamos todos fazermos também um encontro com Cristo. Pe. Carlos Marchesani

TON disse...

O encontro em si mesmo do Ser um em Cristo. Ao ler este texto de TM e apenas pela idéia, pela meta deste eterno agora, tenho meus olhos marejados e, sinceramente, o vislumbre de uma plenitude que persigo. Apesar de toda minha incapacidade em trilhar este caminho, sinto-me acolhido e acalentado pela promessa do Mestre: Nenhuma ovelha será perdida, todas serão resgatadas.